Ser criança é ter o direito de se divertir e aprender brincando.

“Crianças adoram brincar, e brincar é mais do que diversão, é uma forma de aprendizado. Brincar ajuda as crianças a aprender usando todos os seus sentidos. Os jogos e atividades também desenvolvem habilidades importantes, como inteligência emocional, raciocínio lógico, autonomia, respeito pelos outros e autoconfiança.

Cada fase da infância tem atividades ideais para o desenvolvimento e a diversão. Para bebês, brinquedos que estimulam os sentidos, como mordedores, são ótimos. À medida que crescem, brinquedos com sons e texturas podem ser introduzidos.

Quando começam a engatinhar, músicas e brinquedos que se movem são bons para o desenvolvimento. À medida que começam a andar, brinquedos com rodas e blocos de montar são excelentes para a coordenação.

Entre os 2 e 3 anos, atividades que exigem mais coordenação motora, como quebra-cabeças simples e pedalar em um triciclo, são ótimas. Massinha, tintas e rabiscos também estimulam a criatividade.

Quando chegam aos 5 ou 6 anos, as crianças começam a construir sua personalidade e preferências. Brincadeiras que promovem interação com outras crianças são importantes para o desenvolvimento social.

Na fase escolar, atividades lúdicas ganham espaço, como criar seus próprios brinquedos e jogar jogos de tabuleiro, que ajudam no raciocínio e na inteligência emocional.

É importante lembrar que todos têm o direito de brincar e aprender, incluindo crianças com deficiência intelectual. Às vezes, é necessário adaptar as regras para garantir que todos possam participar e aprender juntos.

Brincar é uma forma de inclusão e aprendizado, e as escolas de educação infantil desempenham um papel crucial ao permitir que todas as crianças brinquem e aprendam juntas.”

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